Fechada desde 2021, a Rádio Ibicoara FM encerra uma história de mais de 20 anos

  • 02/08/2024

Fechada desde 2021, a Rádio Ibicoara FM encerra uma história de mais de 20 anos

Fechada desde de 2021, a Rádio Ibicoara FM interrompeu uma história onde por muitos anos a emissora era importante no município. Criado no anos 1990, a Rádio operava precariamente e não tinha licença, porém era a única forma de comunicação mais forte que tinha naquele tempo. Como a telefonia era uma coisa bastante cara para manter e nem todos dos lugares não tinha nem energia e a internet estava engatinhando.


A Rádio Ibicoara FM era o único meio de comunicação para parentes ou pessoas mandar recado por rádio para outras pessoas que morava distante, assim também era único tipo de entretenimento, onde as pessoas vinha para a porta da rádio para pedir uma música a ser tocada, já que cd e fitas naquele tempo era caros e não tinha de todos os gêneros. Criada com a ajuda de Jorge Lima e outras pessoas, a rádio precisava se firmar para continuar prestando serviços à população.

Com o tempo, no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, a rádio com a ajuda da população, de anunciantes e até de políticos, a emissora começou a modernizar a sua programação e conseguir ter concessão do ministério das comunicações e da ANATEL para operar, graças essas ajudas. Mesmo ainda no início dos anos 2000, a internet não era acessível para todos e a telefonia agora privatizada com a cobrança cara, a rádio continuou sendo importante como o único meio de pessoas mandar recados para quem mora distante e anunciar as notícias importantes no município e servir a população como todo, promovendo também a cultura local como shows e festas que acontecia da cidade. 
A Rádio Ibicoara FM estava em seu auge, e tinha de tudo para crescer ainda mais com um times de locutores e radialistas que trabalhava de forma voluntária mas com amor como João Célio, Regiane Alves, Ancelmo Bom de Bola e tantos outros e fazer de tudo para melhorar e expladir o seu sinal no distrito de Cascavel. Porém devido ao apoio político que a emissora recebia para se manter, começava os problemas.

Uma delas foi a transmissão da sessão da câmara municipal de Ibicoara onde vereadores, de cunho político foi criado em pleno ano eleitoral chamado de "A Voz do Povo" onde mostrava os problemas no município.
O problema continuou da campanha eleitoral sem nenhuma interferência do TSE, quando derepente a emissora sofreu um grande atentado, onde foi invadida e seus equipamentos danificados e colocado fogo dentro do seus estúdios, o apresentador do programa politiqueiro sofreu uma violenta agressão física e a rádio ficou dias fora no ar. De um lado a população dividida, acharam uma grande violência que a emissora recebeu, no outro pensava que era uma verdadeira armação 
Não teve outra, naquele ano, com uma diferença pequena Arnaldo voltava ser o prefeito da cidade.
Depois que Arnaldo voltava ser o prefeito da cidade, a rádio voltou a funcionar mas não como antes, seu sinal não pegava muito bem em lugares mais distantes da cidade, a emissora foi perdendo locutores e o programa Bom de Bola extinto devido a ausência dos campeonatos locais que não estava sendo realizados. A administração de Arnaldo deixou a desejar e a rádio era vista pela a população como "culpada" por isso.

Os únicos programas que a emissora estava tendo era os programas evangélicos e apenas uma locutora, fora disso tudo era do piloto automático. O programa "A Voz do Povo" deixa de ser exibido e seu apresentador do programa torna-se secretário.

A emissora tinha concessão, tinha anunciantes, tinha apoio de todos os lados mas não tinha o apoio mais importante, o do ouvinte para ouvir-lá. Em 2021 a emissora saiu no ar com alegação de custos, boatos surgiu da emissora sair no ar para não transmitir a sessão da câmara, outros alega pela falta de condições. O seu ponto que funcionava a rádio, não tem mais o nome e está escrito o nome "venda". Somente a torre ficou no local. Segundo informações não confirmadas que a emissora tem ainda 15 anos de concessão pública para funcionar e por tanto não era para está fora no ar, porém essa informação não pode ser confirmada.

É o fim de uma era que teve em Ibicoara, resta saber se a emissora um dia possa voltar e terá o mesmo brilho de antes. Hoje a rádio esta fora no ar para não transmitir a sessão da Câmara Municipal de Vereadores. Fonte e adaptação: Cascavel News.

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes