Criada em 1995 a associação Avante de Lençóis com o jornal e a Rádio Laúza foi o embrião da criação da Rádio Cascavel e no Cascavel News
- 27/03/2025

Criada em 1995, a Associação Avante Lençóis já atendeu mais de 22 mil pessoas pertencentes às classes populares de Lençóis, na Bahia, e dos municípios vizinhos. Todos participam da gestão da associação, em uma relação de compartilhamento do conhecimento e das decisões, aprendendo e ensinando com a prática do trabalho social.
A parceria com a comunidade já resultou em mudanças concretas na qualidade de vida do bairro do Tomba, onde se situa a Associação Avante.
Desde 2001, mais de 200 jovens passaram pelo Avante recebendo a formação de Gestão Participativa. Sendo que a maioria desses jovens, hoje, estão inseridos no mercado de trabalho formal e 27 jovens tiveram uma formação acentuada na área de gestão de associações, através de acompanhamento diário dos coordenadores e capacitação em áreas, como técnica em eletrônica, captação de recursos, elaboração de projetos, informática básica e avançada, jornalismo, radialismo, gestão de biblioteca e brinquedoteca, meio ambiente, políticas públicas, entre outras que integram as linhas de ação do Avante. A formação segue um processo de monitoramento regulado por autoavaliação e portfólio que é avaliado mensalmente passando por vários níveis. Depois de participarem das oficinas, os jovens passam para monitoria e posteriormente para gestão de níveis I, II e III. Cada um destes jovens recebe uma bolsa de aprendizado de acordo com o nível de atuação para evitar seu ingresso no mercado do subemprego. Neste processo seletivo de contínuas avaliações e mudanças de níveis.
O Avante tinha um jornal impresso e uma emissora de rádio que ajudava muitos jovens em situação vulnerável e ajudava a comunidade tendo outorga, a sua atuação foi presente dos anos 2000. Naquele tempo, o avô de Jefferson Cascavel, conhecido do Distrito de Tanquinho de "João de Jonas" por ter uma venda recebia os jornais do Avante para ele para ele e ouvia a Rádio Laúza mesmo com a precariedade das transmissões com uma emissora que tinha comissão. Quando Jefferson foi embora em 2006 para o distrito de Cascavel e viu a situação social das pessoas e da localidade, Jefferson resolveu criar página comunitárias que defendia Cascavel, além de jornalzinho e a Rádio Cascavel que prestava a mesma modalidade da Avante sem fins lucrativos mas com a intenção de um lugar melhor, uma Associação em Cascavel tentou ser criada a Associação Comunitária e Cultural dos Trabalhadores do Distrito de Cascavel para tentar legalizar a rádio mas por críticas a saúde no município foi fechada em 11 de novembro de 2022. Hoje a rádio funciona pela web e o Cascavel News continua defendendo a comunidade a mais de 10 anos que sofria com o abandono das autoridades como água e saúde e os direitos mais basicos.
Hoje tanto o Cascavel News e a Rádio Cascavel agradece os ensinamentos pelo o projeto Avante e que possa um dia voltar com força em suas atividades.
Cascavel agrade Lençóis pelas melhorias que tem hoje e que precisa de mais. Obrigado.
Redação e Avante Lençóis.
#Compartilhe