Jovem de Ibicoara de 19 anos luta contra leucemia e precisa de transferência urgente para tratamento especializado
- 18/03/2025

Segundo informações exclusivas do 'Chapada Hoje", Quivia da Silva Almeida, de 19 anos, moradora do povoado de Pau Ferrado, na zona rural de Ibicoara, na Chapada Diamantina, está travando uma difícil batalha contra a leucemia. Segundo familiares em contato com o site Chapada Hoje, Quivia está internada na UTI de Brumado há mais de uma semana, em estado delicado, sem conseguir regulação para Vitória da Conquista ou Salvador, onde poderia receber o tratamento especializado necessário.
Além da leucemia, Quivia enfrenta também um quadro de infecção e pneumonia. Os medicamentos administrados até o momento não têm surtido efeito, e a jovem tem sentido dores intensas e fraqueza constante, necessitando de transfusões frequentes de sangue. Ela deve deixar a UTI hoje e ser transferida para uma sala clínica, onde continuará aguardando a regulação para uma unidade com serviço de hematologia.
Estado clínico e necessidade de transferência
Conforme o laudo médico emitido em 12 de março, Quivia apresenta um quadro grave de anemia, plaquetopenia e reação leucemoide, com suspeita de doença mieloproliferativa. O documento destaca a urgência da transferência para uma UTI que ofereça suporte em hematologia, condição essencial para o tratamento adequado.
Atualmente, Quivia está hemodinamicamente estável, respirando sem a necessidade de ventilação mecânica, com boa função renal. No entanto, a ausência de tratamento especializado pode comprometer sua recuperação e agravar seu estado de saúde.
Apelo por ajuda
A situação é crítica, e a família faz um apelo às autoridades de saúde para que agilizem a transferência de Quivia, garantindo que ela receba o atendimento necessário o mais rápido possível. Familiares e amigos iniciaram uma campanha nas redes sociais em busca de doadores de sangue para ajudar na recuperação da jovem.
Com informações do Chapada Hoje
#Compartilhe